Pré-conceito ou preconceito?

Pré-conceito: algum lugar da internet: Idéia preconcebida; conceber antecipadamente.

Preconceito: dicionário: sm 1 Conceito antecipado. 2 Opinião formada sem reflexão; superstição; prejuízo. wikipédia(e senso comum): É um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou “estranhos”. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.

Pelo visto, o dicionário está desatualizado.

Não é difícil encontrar situações em que tivemos preconceito e/ou pré-conceito. Está pensando ‘Preconceito? Não tenho nada contra o diferente, nunca fui preconceituoso!’ ? Esse pensamento é apenas umas forma de dizer que é uma pessoa justa e sem barreiras na mente. Mas, na verdade, todos somos preconceituosos e pré-conceituosos. A parte de pré-conceito, você já deve ter aceitado que já aconteceu com você, com certeza. Mas e o preconceito? Também já aconteceu, é claro!

Fechar a janela do carro ao parar no sinal vermelho porque tem alguma pessoa mal vestida tentando ganhar alguma esmola é preconceito. Creio que você já fez isso algum dia. Você pode até argumentar dizendo que é apenas uma forma de defesa, pois o mundo está muito perigoso hoje em dia e não se pode confiar em ninguém. Pode até ser isso, mas não deixa de ser preconceito. Segundo o conceito do dicionário e o conceito formulado pelas pessoas também…

Por que o conceito de beleza está sempre vinculado a pessoas altas, magras, de pele clara, cabelos de garota propaganda da Seda etc? Por que aquela sua antiga amiga de escola fez um mal casamento quando escolheu o gordinho da classe? Por que as pessoas que aparentam ser bem sucedidas tem um mesmo padrão? Por que todos os baianos são preguiçosos? Generalizações superficiais deveriam ser vistas como superficiais, e não como verdade universal.

Poderia dar mil exemplos e mil e uma justificativas, mas tenho muita coisa pra fazer. E acredito que você também.

Tenho preconceitos e pré-conceitos, pois é impossível não formar uma opinião sobre o que algo aparenta ser. Mas o melhor é descobrir se o que aparenta realmente o é. Ganho assim mais liberdade e o direito de criticar. Uma vantagem sobre os outros.

” So don’t pretend you hate us as you sing our songs ‘cause we all look the same in the dark”

Anúncios

2 comentários em “Pré-conceito ou preconceito?

  1. Eu ia até dizer que seu texto está sem sentido mas depois do ” So don’t pretend you hate us as you sing our songs ’cause we all look the same in the dark” eu me emocionei HÁ! *–*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s