Garantia

Ao parar no oitavo andar, notei a porta a minha frente abrir vagarosamente. Uma pequena mão puxava a porta do elevador com visível esforço para abri-la. Saí para ajudá-lo; estava atrasada para a aula e não tinha tempo para esperar o garotinho finalmente ter forças para entrar. Olhando para o chão, a criança passou por mim, ainda se esforçando para carregar o peso da mochila que levava às costas. Parou em frente ao painel que continha os andares e tentou alcançar aquele botão que nos levaria ao térreo, que já havia sido apertado por mim, mas o garoto pareceu não notar e só se acalmou quando eu o pressionei novamente.

Um baque forte vindo de baixo do elevador e ele parou. As luzes se apagaram, mas o pequeno não expressou nenhum pânico. Tirou a mochila das costas e colocou-a no chão para abri-la. De lá, retirou uma pequena lanterna e apontou-a para mim, com a luz ligada. “O que foi?” Perguntei. Então ele pediu para que eu o pegasse no colo. Estaria com medo? Fiz o que o garoto pediu antes que ele pudesse começar a chorar. Pediu que me aproximasse do espelho, ainda o segurando. E aí ele começou a sussurrar para o seu próprio reflexo.

– Hum… o que está fazendo? – O garoto virou rapidamente em minha direção e me encarou indiferente.

– Estou lhe explicando o que aconteceu. – Voltou-se para o espelho com a mesma rapidez.

– E por que está sussurrando?

– Para que os outros não escutem, ué. – Dessa vez, falou ainda de frente para “ele mesmo”.

– Por que não esperar chegar na escola para contar aos seus amiguinhos o que houve? Eles podem até te responder…

– Não sei se eles me ouviriam… Eles nunca estão lá quando eu preciso. Então acabo encontrando um espelho no caminho, sei que “ele” sempre estará lá para mim – e apontou para o próprio reflexo, acenando logo em seguida para si, sorridente.

Um comentário em “Garantia

Deixe um comentário

